Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

As mulheres vêm ganhando cada vez mais destaque no cenário musical do forró e no sertanejo, ritmos que até então eram dominados por homens. Nos últimos três anos, principalmente, as paradas de sucessos foram dominadas por hits interpretados por vozeirões femininos.

Além de serem mulheres, as cantoras Joelma, Simone e Simaria, Solange Almeida, Walkyria Santos, Valesca Popozuda, Márcia Fellipe, Marília Mendonça, Maiara e Maraisa, Mara Pavanelly e Samyra Show têm muito mais em comum do que se possa imaginar.

Elas integravam bandas de sucesso e resolveram arriscar, alçar voos sozinhas e enfrentar uma carreira solo. Artistas como Marília Mendonça e Maiara e Maraisa, que antes apenas compunham para cantores de sertanejo, hoje comandam os palcos com vozes marcantes e estão entre as artistas mais executadas Brasil a fora.

Confira 10 cantoras brasileiras de sucesso que deixaram bandas para seguir carreira solo

Joelma

2016 foi o grande ano para Joelma. A cantora, que integrava a Calypso, banda na qual ficou famosa e vendeu mais de 15 milhões de discos, apostou nas músicas “Não teve amor” e “Ai coração” para lançar sua carreira solo. Sempre apoiada pelos fãs, a loira gravou seu primeiro DVD na casa de espetáculos Coração Sertanejo, em São Paulo, em novembro do ano passado. A gravação contou com as participações especiais de Ivete Sangalo e Solange Almeida, parcerias que levaram o público à loucura.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Simone e Simaria

No começo de 2012, Simone e Simaria, as coleguinhas mais amadas do Brasil, diziam adeus ao Forró do Muído, banda que integraram por cinco anos. Hoje, como uma dupla, as irmãs comandam a própria carreira. O grande divisor de águas veio em novembro de 2014, quando elas gravaram, em Fortaleza, o DVD “Bar das Coleguinhas”, e ficaram conhecidas nacionalmente.

(Foto: Reprodução/Instagram)
(Foto: Reprodução/Instagram)

 

Solange Almeida

Após 14 anos cantando ao lado de Xand no Aviões do Forró, Solange Almeida resolveu voar sozinha. O grande marco veio com a gravação do primeiro DVD solo da cantora, no último dia 8 de fevereiro, em comemoração aos seus 30 anos de carreira. O projeto reuniu grandes artistas da música brasileira como Ivete Sangalo, Anitta, Xand Avião, Gusttavo Lima, padre Fábio de Melo, Joelma, Claudia Leitte, Tiago Iorc e Eduardo Lages, maestro de Roberto Carlos.

Sol Privilege 2

Walkyria Santos

Walkyria ficou conhecida nacionalmente quando foi vocalista da Magníficos, banda na qual estava desde da formação original. Em 2014, a paraibana saiu do grupo para entrar no Solteirões do Forró e dividir palco com Zé Cantor. No final de 2016, ela anunciou seu desligamento do grupo e o lançamento de sua carreira solo. Walkyria está a todo vapor e já até lançou um CD de verão.

walkyria

Valesca Popozuda

A vida de Valesca Popopzuda mudou no começo da década de 2000, época em que o funk estava se popularizando fora do Rio de Janeiro. A loira trabalhava como frentista em um posto de gasolina, quando recebeu convite de um produtor para se dedicar aos bailes como dançarina. Foi então quando ela tomou gosto pela música e assumiu o comando da “Gaiola das Popozudas”, com quem emplacou os hits “Late Que Eu Tô Passando” e “Agora Sou Solteira”. Em 2013, a dona dos sucessos “Beijinho no Ombro” e “Eu sou a diva que você quer copiar” lançou a carreira solo.

Foto: Mardônio Andrade/FM 93
Foto: Mardônio Andrade/FM 93

Márcia Fellipe

A forrozeira Márcia Fellipe já esteve à frente do Forró da Curtição e tem passagens por renomadas bandas como Aviões do Forró, em 2006, Furacão do Forró, em 2007, e Garota Safada, em que dividiu os vocais com Wesley Safadão em 2010. Hoje, a cantora leva o próprio nome para o Brasil inteiro e se destacou com os hits “Sofro de ressaca, mas não morro de amor” e “Aqui ó pro meu ex”. A amazonense já gravou até clipe no México.

FOTO: Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram

Marília Mendonça

Ela é jovem, mas o sucesso é de gente grande. Com apenas 21 anos e um ano de carreira, Marília já fez história no sertanejo. Antes apenas compositora, hoje, ela comanda os palcos e conquistou um dos cachês mais altos da música nacional. “Infiel”, “Eu sei de cor” e “Alô Porteiro” estão entre os seus maiores sucessos. Em outubro do ano passado, ela se emocionou ao gravar, no sambódromo de Manaus, capital do Amazonas, o segundo DVD da carreira.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Maiara e Maraisa

Conhecidas por escrever canções para artistas como Jorge e Mateus, Henrique e Juliano e Cristiano Araújo, as irmãs Maiara e Maraisa subiram aos palcos pela primeira vez aos cinco anos de idade, mas apenas em 2013 lançaram carreira efetivamente. “As Patroas”, como ficaram conhecidas no Brasil inteiro, emplacaram hits como “10%” e “Medo Bobo“.

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Mara Pavanelly

Prestes a completar 20 anos de carreira, Mara Pavanelly tem uma vasta história no forró. A cantora já passou por bandas como Forrozão Tropykália, Banda Garota Safada e Furacão do Forró. Um marco para a morena foi a gravação de seu primeiro DVD acústico, o “Mara Intimate“, em maio de 2016. O show, realizado em Fortaleza, foi bem intimista e contou com as participações especiais de Solange AlmeidaLéo Magalhães e Filipe Labret.

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Samyra Show

Com também 20 anos de estrada, Samyra Show já fez participações em alguns grupos do cenário forrozeiro. A cantora iniciou a carreira no “Forró Esquema”, banda em que passou seis anos. Já no início de 2004, Samyra assumiu os vocais da banda “Forró Real”, e fez sucesso com as músicas “Pega Fogo Cabaré”, “Dominada’ e “Por Um Fio”. Depois, ela chegou a integrar o “Forró dos Play’s” e “Samyra Show e Forró 100%”. Hoje, em carreria solo, ela comemora o sucesso de seu primeiro DVD, o Samyra Exclusive no Paraíso”, que contou com a participação dos dois ídolos do forró Wesley Safadão e Xand Avião.

FOTO: Reprodução/ Instagram
FOTO: Reprodução/ Instagram