Tony Guerra, do Forró Sacode, apresentou queixa na Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) contra Wesley Safadão, da banda Garota Safada. A notícia foi publicada no jornal Diário do Nordeste desta quinta-feira (19).

Gleison Castro Alves de Leitão Sousa, o ´Tony Guerra´, afirma que as músicas ‘Periqueti’ e ‘Elas ficam Loucas’  são de sua autoria e estão sendo executadas, sem sua autorização, em shows da Garota Safada, de Wesley.

Além disso, Tony acusa Wesley de ter cantado as duas músicas em programas de forró na TV. Se comprovado, a denúncia poderá constituir indiciamento na justiça, pois o crime de violação de direito autoral tem pena prevista de 2 a 4 anos de prisão.

Repercussão

No twitter, pessoas ligadas a banda Garota Safada e fãs manifestaram-se contra as acusações levantadas por Tony Guerra. Erick Araújo, responsável pela central de fãs da banda Garota Safada, publicou: “O #TonyGuerra conseguiu o que queria.. Seus 15 minutos de Fama!”.

A gravação de músicas por outras bandas é uma prática comum no meio do forró. A iniciativa é encarada como meio de divulgação. Por isso, algumas pessoas ligadas ao meio estão propondo um boicote as músicas de Tony Guerra. Watila Safadão postou em seu twitter: “Atenção as bandas de Forró vamos lançar uma campanha: Não vamos mais tocar nenhuma musica do Tony Guerra pra ver se ele consegue estourar!”.

Renan Nóbrega, empresário da banda, também se pronunciou sobre o assunto em seu perfil: “Quero aproveitar o ensejo e dizer que quem quiser aparecer, tente aparecer! Quem quiser intimidar, é em vão!”. Dário Xuxa, empresário da banda Saia Rodada, defendeu a posição de Tony Guerra, ao comentar o caso com o compositor Renato Moreno, autor de grandes sucessos do Aviões do Forró: “@RENATOMORENNO gostei dessa atitude do Tony Guerra,os compositores teem que se unir e declarar fim a esse tipo de uso indevido.”

Outros casos

Essa não é a primeira vez que bandas de forró trocam acusações entre si. O sucesso “Minha mulher não deixa não”, de autoria de Kleber Lapada e Reginho, foi alvo de disputas entre as bandas Aviões do Forró e Garota Safada. O Aviões acusou Wesley e sua banda de tocarem, sem autorização, a música.

Recentemente, a banda Saia Rodada publicou uma nota de esclarecimento, afirmando que a música “Parede de Vidro”, de autoria dos compositores Neto Barros e Jota Reis, era pertencente ao Grupo Saia Rodada. Em seu twitter, a banda disparou: “Nos do Saia Rodada estamos muito triste pela falta de respeito da banda Solteiroes do Forro ir para o @ForrobodoTvD cantar nossa musica.”

Tony Guerra fala sobre direitos autorais

No dia 12 de fevereiro, foi ao ar uma entrevista com o cantor Tony Guerra, no programa Se Liga, da TV Verdes Mares. No programa, ele fala sobre a necessidade de legalização dos direitos autorias das músicas de forró.